INTEGRIA - Centro de Vivências e INSTITUTO ARAPOTY

Convidam para o conhecimento profundo da sabedoria ancestral do Brasil:

Sabedoria Ancestral do Brasil

Ciclo de Encontros 2017 no INTEGRIA

focalizado por Kaká Werá Jecupé

Picada Café, RS, Brasil

Bem - vindos todos e todas a um novo ciclo de aprendizado, compartilha e desenvolvimento pessoal junto ao maravilhoso Kaká Werá no INTEGRIA

O Integria apresenta a série de Encontros com Kaká Werá, tendo como propósito o resgate dos princípios filosóficos norteadores da sabedoria ancestral brasileira, em especial a Tupy, bem como seus sistemas de vida auto-sustentável e de cura, ou seja a história que a história não contou.

Kaká Werá experimentou, estudou, pesquisou e desenvolveu um sistema vivencial e de imersão, com o objetivo de revelar, despertar e integrar o ser humano contemporâneo à sua natureza pelo caminho da cura da alma.

Todo ser humano possui uma dimensão ecológica e espiritual que sustenta seu aspecto físico e psíquico. Esta dimensão foi adormecida pelo mundo contemporâneo, mas sua sabedoria foi resguardada pelas culturas ancestrais.

“É extremamente importante disponibilizar para aquele que busca a cura, a sabedoria que existe no interior de si mesmo tornando-o consciente de que a energia da vida segue o pensamento (Mundo Superior), o sentimento (Mundo intermediário) e a crença (Mundo Inferior). Esta energia assume a qualidade do que se pensa, sente e crê". Kaká Werá

NOVOS TEMAS PARA AS VIVENCIAS DE 2017

 

O PODER DE CURA DA NATUREZA:  Como as forças da natureza atuam no apoio ao fortalecimento do propósito da alma.

17-19 de Fevereiro de 2017

Em nossas vidas cotidianas muitas vezes não atentamos para a necessidade de equilibrarmos e nutrirmos nossas almas tanto quanto nosso corpo. Além disso, não estamos habituados a relacionar as forças da natureza com vitalidade de alma e harmonia mental.


As forças da natureza atuam no equilíbrio das funções psíquicas do ser humano e na purificação da mente. A terra, o ar, a água, o fogo e a vibração formam uma estrutura por onde circula a energia da Grande Vida que se manifesta como vitalidade e harmonia. No entanto, cabe ao ser humano se relacionar conscientemente com este sistema para seu próprio desenvolvimento interior.


Nesta vivencia serão abordados conceitos e práticas com foco no alinhamento, fortalecimento e integração da estrutura corpo-mente-alma do ser.

PROGRAMA:

  • O sistema kuaracy-korá de integração da consciência
  • A relação das forças da natureza com as funções psíquicas
  • A relação da alma com o propósito de vida
  • A prática da purificação da mente pelo ar.
  • A prática da purificação da mente pelo fogo
  • A prática de integração corpo-mente-alma pela dança
  • Partilha de experiências

 

 

 

DADIVA E ABUNDANCIA: O Desafío do Merecimento.

Junho 02-04

 

Quando observamos a sociedade humana de modo geral vemos uma clara exposição de conflitos como: guerras, sofrimentos diversos, desequilíbrios sociais, misérias e doenças que nos parecem inclusive que é normal. Na dimensão individual, as situações, coisas e fatos que geram tristezas e mágoas; desalentos e imobilidades, também parece predominar em boa parte do cotidiano das pessoas.

No entanto quando observamos a natureza, sem interferência do ser humano, e mesmo na comunidade das diversos espécimes de animais, podemos verificar a qualidade de seu viver, a harmonia dos ecossistemas, o fluir do reino vegetal gerando frutos e renovando-se estação após estação. Podemos perceber que existe uma dádiva inerente á vida. E podemos perceber também a abundância presente nas diversas formas viventes.

Entre inúmeros pontos de conflito que destoam o ser humano de uma vida mais harmônica está o fato de que uma vez identificado com o caos civilizatório, não se acha merecedor da saúde, do amor, da prosperidade.

Mas existe um caminho para o merecimento? Quais os passos?

Nessa imersão iremos trabalhar os quatro passos fundamentais para o merecimento e a inclusão da dádiva e da abundância:

1. O passo do discernimento

2. O passo da liberação de culpas

3. O passo da correta visão

4. O passo da coesão do Ser

 

 

 

 

O ARCO E A FLECHA: Princípios para um melhor relacionamento entre o feminino e o masculino.

data a definir

Nas sabedorias indígenas existem conceitos referentes aos aspectos masculino e feminino do ser que indicam uma origem comum ao yin e yang da tradição oriental. Na cultura tapuia são chamados de wak-miê e kat-miê. Na cultura tupy são chamados jasuká e jeguaka. Assim, os respectivos nomes vão mudando conforme as respectivas línguas de cada povo, mas o seu sentido em essência propõe a idéia de que o ser humano possui em sua natureza interior princípios que não são separados por gênero, e nem são separados por si mesmos, e que se complementam mutuamente e servem como propulsores de potenciais do indivíduo.

Um entendimento mais profundo dos princípios que complementam o indivíduo propicia uma melhora na arte dos relacionamentos e na obtenção de êxito pessoal, levando-se em consideração que as relações no mundo exterior são reflexo das relações do ser consigo mesmo. Portanto, conhecendo melhor os padrões arquetípicos dos princípios que regem o indivíduo, pode-se obter êxito em diversos níveis e situações da vida. Este é o propósito desta imersão.

Princípios femininos:
1. A noite – principio do mistério.
2. O sono – princípio do repouso.
3. A sabedoria – princípio do sopro que inspira e ilumina.
4. A compaixão – princípio que ama indistintamente.
5. A beleza – princípio que aprimora o ser.
6. A misericórdia – princípio que perdoa além da sabedoria.
7. A morte – princípio que transforma para elevar.

Princípios masculinos:
1. O poder – princípio que ordena o caos.
2. A autoridade – princípio que imprime o modelo.
3. O despertar – princípio que imprime o crescimento.
4. A força – principio que protege e agride.
5. O foco – principio que busca o alvo.
6. A fúria – princípio que reage ás distorções.
7. A luta - princípio que aprimora o caráter.

Nesta imersão de final de semana no INTEGRIA, o Kaká irá nos conduzir com sua habitual amorosidade e sabedoria através dos conceitos acima descritos, propiciando uma experiencia única de cura, aprendizado e integração com nossa essência.

 

 

Êxito e Realização: Assumindo o poder pessoal

Setembro 1-3, 2017

 

Toda pessoa possui dons, potenciais e as ferramentas para colocá-las em atividade. No entanto situações, coisas e fatos ocorrem na vida de muitos que bloqueiam muitas vezes aquilo que as tradições antigas chamam de poder pessoal. Que não se trata do poder de dominar algo ou alguém, mas de poder expressar suas qualidades co-criadoras.

Para estar alinhado com o seu poder pessoal é necessário alinhar-se com os três aspectos da consciência: a mente subconsciente. A mente consciente e a mente supra consciente. Além disso, é necessário também o alinhamento com sua rede de relações.

Nesta imersão serão abordados os seguintes temas:

  1. Os três aspectos da consciência
  2. As quatro categorias de relações
  3. O poder criador
  4. O propósito da coesão interna como fator de obtenção de êxito pessoal

 

 

Valores, propósito e ação:

Dezembro 1-3, 2017

 

O mundo passa verdadeiramente por uma crise de valores, por guerras baseadas em crenças distorcidas do ser e por doenças, misérias sociais e individuais decorrentes disso.  O que vemos manifestado exteriormente é decorrência de uma consciência coletiva doente.

A cura desta consciência se dá com o desenvolvimento de valores humanos. Os valores são a expressão objetiva da alma, a fortaleza do ser. Para que isso ocorra é necessário antes separar o joio do trigo, crenças e valores distorcidos, e promover um alinhamento entre a essência do ser e os seus modos de expressão, que formam a personalidade.

Nesse encontro serão abordados os seguintes temas:

  1. O irmão novo e o irmão velho: metáfora do ego e da alma
  2. Sistemas de crenças e visões de mundo
  3. Valores como uma expressão objetiva da alma
  4. O propósito da alma
  5. A importância de ações baseadas em valores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sobre os Encontros:

Todos os encontros com Kaká Werá no INTEGRIA são abertos a todos os interessados. Não tem pre-requisito para participar. Cada encontro tem a duração de um final de semana (sexta-feira à noite a domingo 15hs), em regime de imersão. A didática inclui exposições orais, atividades práticas/vivenciais e dinâmicas de grupo. Alguns módulos tem um livro-apostila correspondente ao tema.

As vagas são limitadas e são preenchidas por ordem de inscrição.

 

Facilitador: Kaká Werá Jecupé,

Kaká Werá é especialista em difusão de valores sagrados e da medicina da cultura indígena do Brasil através de palestras, livros, vivências, participação em congressos e seminários desde 1992. É professor de cultura de paz e valores humanos desde 1997 pela Fundação Peirópolis e pela UNIPAZ, e realizou palestras e aulas inaugurais em diversas faculdades e universidades do Brasil e do Exterior.

Teve a honra de participar de seminários de aprendizado com Sua Santidade o Dalai Lama no Brasil, na Índia e na França, estabelecendo a partir daí um elo entre a ancestralidade tibetana e a tupy.

Kaká Werá é membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, fundado pelo teólogo e Phd em Psicologia Jean Yves Leloup e pelo doutor e reitor da Unipaz Pierre Weill, como terapeuta social. É também filiado ao Sindicato Nacional dos Terapeutas (CRT 43002) como terapeuta em medicina tradicional.

De acordo com os parâmetros legais, o Terapeuta em Medicina Tradicional Complementar atua como um catalisador da tendência natural do auto-equilíbrio, facilitando-a por meio de uma somatória de técnicas 100% naturais , tratando o sistema energético humano, analisando e orientando o ser como um todo: físico, mental emocional, energético e espiritual. Podendo inclusive fazer uso de instrumentos e equipamentos não agressivos, além de produtos cuja comercialização seja livre, bem como orientar seus clientes através de aconselhamento profissional. Dentro das normas éticas e disciplinares reconhecido através de entidades de ensino.

A base legal para o seu exercício está no plano de estratégias da 56a. Assembléia Mundial de Saúde da OMS - Organização Mundial da Saúde, sobre a Medicina Tradicional Complementar, para 2002/2005, Genebra, Reunião 111o , em 12/12/2002 e com base na portaria no. 971, de 03/05/2006, do Conselho Nacional da Saúde - Ministério da Saúde- Brasil, publicado no Diário Oficial da União em 04/05/2006

É autor de vários livros entre eles: "A terra dos mil povos" (Ed. Peirópolis, 1998), "Tupã Tenonde" (Ed. Peirópolis, 2001), "Oré Awé Roiru´a Ma" (Ed. Triom,2002). As fabulosas fabulas de Iauaretê (Ed. Peirópolis, 2007)

 

Informações e Inscrições:

INTEGRIA - Centro de Vivências

Aprendizado Vivencial para um mundo sustentável

e-mail: integria.brasil@gmail.com

www.integria.org

Caso você não queira receber informações do INTEGRIA, por favor enviar um e-mail com o titulo "REMOVER". Obrigado.