INTEGRIA - Centro de Vivências

Apresenta:

Cuidando do Planeta

Oficina teórico prática para a construção de um Eco-Decompositor de lixo orgânico e de um Filtro de água com carvão e bambú

Facilitador: Tavares Torres

Novembro 30 - Dezembro 02

Picada Café, RS, Brasil

 

Eco Decompositor é um recipiente, feito num tambor de 200L que tem dupla função, recepta e recicla o lixo orgânico, resultando em dois produtos, o biosolido e o biofertilizante que a parte liquida (chorume).

Filtro de purificação de água, também feito de tambores de 200L, utiliza como meio filtrante bambu e carvão vegetal.

Este curso ensina os participantes a manejarem a água de forma sustentável, buscando a economia, reciclagem/tratamento, assim como o aproveitamento e armazenamento da água da chuva.

Durante o curso será explicada a construção de um reservatório de água da chuva em FERROCIMENTO

Local: O encontro será realizado em regime de imersão no INTEGRIA - Centro de Vivências, em Picada Café, na Serra Gaúcha, distante cerca de 80 km de Porto Alegre. Trata-se de um local especialmente concebido e estruturado para sediar o aprendizado vivencial, para o desenvolvimento saudável e sustentável do ser humano. Consultar sobre transporte coletivo até o local.

O valor inclui o curso, hospedagem completa em quartos com banheiro compartilhado e todas as refeições. Hospedagem em apartamentos/cabanas disponível. Consultar.

 

Sobre o Ministrante do curso:

ELDIMAR TAVARES TORRES

- OBJETIVO PROFISSIONAL - Facilitar a realização de projetos teóricos e práticos na área de manejo ecológico de água e esgoto – (sistema de biodigestores e leitos cultivados); facilitar e treinar pessoal nos projetos de execução, utilizando o método construtivo de argamassa armada “ferrocimento artesanal”.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

- Parceiro da UNICAMP, com aulas para os cursos de Pós-Graduação e construção de seis tanques de argamassa armada (ferrocimento), como parte do projeto piloto de tratamento de efluentes.

- Inúmeros workshops e participação em projetos com construção de mini estações de tratamento de efluentes.

- 2003 – 2004 - Consultor da Secretaria de Meio Ambiente - Prefeitura Municipal de Cricúima – Sc. Projeto de implantação do Saneamento básico e reaproveitamento de resíduos sólidos.

- 2005 a 2006 – Consultor em saneamento básico da Associação Hospitalar Moinhos de vento – Porto Alegre- RS e EPAGRI – Empresa de Pesquisa agropecuária de Santa Catarina.

Autor do projeto MINI USINA SANITÁRIA P/TODOS.

 

Informações e inscrições:

e-mail: integria@royalnet.com.br

www.integria.org

inscrições via e-mail