INTEGRIA - Centro de Vivências

Apresenta

Pedagogía Waldorf

uma educação para a Paz

Curso de Fundamentação

Professor Peter Biekarck

Março 5-6, 2005

Picada Café, RS, Brasil

Sobre o CURSO DE FUNDAMENTAÇÃO:
Nos dias 5 e 6 de março de 2005 teremos o segundo e último encontro preparatório com o professor Peter Biekarck (Coordenador do curso de fundamentação em Pedagogia Waldorf no Brasil e professor Waldorf), visando oferecer uma vivência básica do estilo de trabalho no curso de fundamentação em Pedagogia Waldorf.
Escolhemos um lugar maravilhoso no meio da natureza, para que este encontro seja uma vivência para todos os sentidos. Veja: www.integria.org

Investimento: (incl. estadia completa e transporte)
Até 30/01: R$ 180,-
No dia 24/02: R$ 220,-
VAGAS LIMITADAS.
Reserve a sua o quanto antes!

Teremos um pré-encontro aqui em Porto Alegre, para tratar das questões práticas do encontro de fim de semana, na última semana de fevereiro, dia 24/02, quinta-feira, 20h, na Rua Liberdade 197. Entrada franca.

Participe!

Sobre a ESCOLA WALDORF QUERÊNCIA:

Está nascendo a primeira Escola Waldorf em Porto Alegre!
Venha fazer parte deste movimento!
Venha conhecer uma proposta pedagógica, que tem como fóco o desenvolvimento saudável do ser humano.

Convidamos os pais interessados em 1º e 2º ano Waldorf para tecermos juntos os últimos detalhes da Escola de Ensino Fundamental, que iniciará suas atividades em março de 2005.

MATRICULAS ABERTAS

Datas 2005
11/01 - 3a-feira
25/01 - 3a-feira
17/02 - 5a-feira
23/02 - 4a-feira
SEMPRE 18h


Você será bem-vindo neste belo e pioneiro movimento da Escola Waldorf Querência em Porto Alegre!

Participe!

Local: ESPAÇO VIVO
Rua Castro Alves, 167 sala 101
(quase esquina com Ramiro Barcelos)

CONTATOS:
Nina: (51) 3246.7875 / 9953.9441
ninamac@via-rs.net
M.Cristina: (51) 3328.4949
Liése: (51) 3232.5285 / 9912.8495
Gislaine: (51) 3246.1555

Pedagogia Waldorf sites:
http://www.federacaoescolaswaldorf.org.br/
http://www.hawaiiwaldorf.com/
http://www.steiner.edu/


A Pedagogia Waldorf se baseia na Antroposofia (gr.: antropos = ser humano; sofia = sabedoria), ciência elaborada por Rudolf Steiner, que estuda o ser humano em seus três aspectos: o físico, a alma e o espirito.


A primeira Escola Waldorf surgiu em 1919 na fábrica Waldorf Astoria em Stuttgart, Alemanha, através do pedido de seus operários e a iniciativa do seu proprietário Emil Molt.

Hoje, depois de 85 anos, existem 726 Escolas Waldorf no mundo, sendo 17 no Brasil.

O foco principal da Pedagogia Waldorf é o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas.

Tanto o aprimoramento cognitivo como o amadurecimento emocional e a capacidade volitiva recebem igual atenção no dia a dia da escola.

O currículo, que se orienta pela lei básica da biografia humana, os setênios (0-7 / 7-14 / 14-21 anos), oferece ricas vivências, alternando ritmicamente as matérias do conhecimento (matemática, ciências etc.) com aquelas que se direcionam ao sentir (artes) e ao agir (trabalhos manuais, esportes etc.).

Além disso, todas as aulas são permeadas por uma atmosfera artística, a exigir uma formação especial para o profissional Waldorf, que o torna um artista da educação.

Como conseqüência, o jovem aluno tem grandes chances de se tornar um adulto saudável e equilibrado capaz de agir com segurança no mundo.

Pesquisas internacionais mostram que ex-alunos Waldorf são muito procurados por empresas de grande porte, por sua boa auto-estima, grande criatividade e capacidade de trabalhar em grupo.

Por quê uma Escola Waldorf em Porto Alegre?

As Escolas Waldorf formam hoje a rede independente de escolas que mais cresce no mundo. Isso não representa nenhuma surpresa se passarmos a analisar o que o seu currículo oferece e quais as conseqüências positivas do seu método de ensino.

Além das disciplinas tradicionais (ministradas em outras escolas também) o quadro curricular apresenta tecnologia, agrimensura, astronomia, antropologia, nutrição, música, orquestra, teatro, euritmia, artes aplicadas (escultura, modelagem, tecelagem) e linguas: inglês, alemão ou francês.

Problemas urbanos como Hiperatividade e Deficit de Atenção, provenientes do nosso estilo de vida (pensamento rígido e atitude sedentária), são prevenidos através do seu ensino integrado e vivo.
Porto Alegre como cidade progressista na área da cultura e educação continuará fora deste movimento internacional ?


A ASSOCIAÇÃO DE PEDAGOGIA WALDORF NO RIO GRANDE DO SUL
foi fundada em setembro de 2003 por pessoas entusiasmadas com a qualidade de vida que a proposta Waldorf oferece.

A Escola Infantil ARCO-ÍRIS, situada no Bairro Jardim Isabel, na zona sul de Porto Alegre, acolheu generosamente esta iniciativa no seu espaço físico.

A Associação tem como objetivo fundar a primeira Escola Waldorf de Ensino Fundamental em Porto Alegre e realizar um Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf no Rio Grande do Sul.

O início de ambos está planejado para 2005.


Para mais informações veja os sites:

http://www.federacaoescolaswaldorf.org.br/
http://www.hawaiiwaldorf.com/
http://www.steiner.edu/

Local:

O curso será realizado em regime de imersão no INTEGRIA - Centro de Vivências, em Picada Café distante cerca de 80 km de Porto Alegre. Trata-se de um local especialmente concebido e estruturado para sediar o aprendizado vivencial, para o desenvolvimento saudável e sustentável do ser humano.

Data: Março 5-6, 2005

Horário: das 9hs do sábado até as 13hs do domingo.

Informações e Inscrições

Nina: (51) 3246.7875 / 9953.9441
ninamac@via-rs.net
M.Cristina: (51) 3328.4949
Liése: (51) 3232.5285 / 9912.8495
Gislaine: (51) 3246.1555